Felipe Machado on Sat, 11 Feb 2006 17:53:55 +0100 (CET)

Re: [nettime-br] sistemas paralelos 5

Giseli e lista,

não produzo muita teoria, apenas tenho minha opinião... então agradeço
por poder debatê-la com vocês... fico feliz que tenha concordado em
vários pontos.

acredito que existem caminhos alternativos que são criados sempre,
mas tive vontade de chamar atenção ao fato de que a contracultura,
seja popular ou classe média, utiliza cada vez mais das convergências,
dai mesmo vem a tal da mídia tática (voces administradores da lista
que são experts nisso), a prática de se apropriar dos diversos meios
penetrando neles para subvertê-los, fazendo aliados neste caminho como
o próprio governo, instituições, ONGs... não são convergências?
Se há movimentos que não se utilizam de tais convergências, ainda
assim eles estão situados dentro do sistema... isso que eu quis dizer.
Mas tudo bem, digamos então que são paralelos.
então ficam dois sitemas midíáticos paralelos:
1 a mídia oficial, a qual a contracultura usa de forma tática
2 a mídia paralela, criada pela própria contracultura, de forma tática.
é isso?

Até ai tudo bem, mas complementando a idéia da complexidade que
proponho, me vem à mente a obra com a imagem da cadeira elétrica de
Andy Warhol, como um exemplo de algo tão hardcore e pop ao mesmo
tempo, em contraste com o hardcore-pop-trilha-sonora-de-novela das
rádios atuais..., mas que também possui seus "american idiots"...

em um fractal o todo está refletido em cada parte...
da mesma forma não temos como fugir do sistema ou da mídia, mas nos
tornamos parte tática deles, colocando novas imagens-memes (ruídos) no
caleidoscópio... aí, quem sabe um outro mundo é possível.

e vou ler mais...

abraços,

Ruído

abaixo, trecho do texto:
NOTAS SOBRE O ATUAL ESTADO DO COLETIVISMO ARTÍSTICO NO BRASIL (1)
http://www.rizoma.net/interna.php?id=229&secao=artefato

"A mídia pode criar seus hypes e engolí-los a seu bel prazer. Isso não
tira nem acrescenta muito ao mecanismo espontâneo de surgimento de
coletivos por aí. A lógica destas formações independe dela. Mas também
não se deve desprezar o seu poder, principalmente em se tratando de
efetuar choques semióticos na "realidade". Já não se trata de uma
questão de "ser manipulado pela mídia", mas de manipulá-la. Como está
sempre àvida por notícias e novidades, os coletivos podem fazer bom
uso da mídia através de táticas de comunicação-guerrilha, seja através
de boatos, de falsas ações, de autênticos "trotes", chamando a atenção
dela para o que se quer dizer. Se a desinformação é uma característica
de nossos tempos, por que os artistas não podem fazer uso dela?
Intervir em eventos de grande atenção de mídia, realizar perfomances,
pranksterismo ou ações nestes focos de atenção pode trazer resultados
surpreendentes. Neste caso, vale mais do que nunca a afirmação de
Jello Biafra: "Não odeie a mídia, transforme-se nela".