Sofia on Tue, 11 Nov 2014 18:34:32 +0100 (CET)


[Date Prev] [Date Next] [Thread Prev] [Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

<nettime-ann> Data Journalism Workshop com Mark Hansen, Columbia Journalism School (US) - Lisboa - Inscrições Abertas


.

Data
                                                          Journalim
                                                          workshop, Mark
                                                          Hansen,
                                                          Lisbon, 2014

Workshop com Mark Hansen, Columbia Journalism School

(US)  - Storytelling with Data

Lisboa, 27 -  28 Novembro, 2014, 10h-17h

Uma iniciativa CADA

Uma rara oportunidade de participar num workshop com uma das mais importantes figuras internacionais na área do Data Journalism,  Mark Hansen.

Um workshop introdutório que explora as potencialidades da data para a prática do jornalismo e do storytelling, combinando a componente teórica com a prática através da introdução de ferramentas para o tratamento dos dados.

Um dos principais desafios para o Data Jornalism é a combinação efectiva das competências de storytelling com a capacidade de ‘entrevistar’ os dados, o que implica algum conhecimento e capacidade de trabalhar com bases de dados e de as analisar de forma estatística.

Mark Hansen, com formação estatística tem um largo percurso profissional dedicado à ligação entre os dados e o storytelling, especificamente para área do jornalismo. Mark é director do Brown Institute for Media Innovation, um centro ligado à Columbia University e à Stanford University, que tem um percurso pioneiro no desenvolvimento de novas formas de jornalismo que combinam as histórias com a tecnologia e é um colaborador de longa data do Research & Development Lab do New York Times.

Sobre o Workshop

Durante este workshop intensivo de dois dias, os participantes são convidados a explorar as oportunidades que os recentes avanços na data e na ciência computacional oferecem ao jornalismo e ao storytelling em geral.

Através de exemplos práticos, exploraremos a relação recíproca entre narrativa, procurar e contar histórias, e data, código e algoritmos.

Os participantes no final do workshop adquirem um entendimento básico do software R, e de como podem traduzir as suas ideias jornalísticas em código – Em suma, os aspectos básicos de como entrevistar um data set.

A capacidade de contar uma história com data, de seguir as linhas tradicionais da pesquisa jornalística, expressas em código e tecendo relações com bases de dados, está a transformar-se numa competência crucial para a compreensão do que somos e da forma como vivemos.

Embora liderado por um estatístico, este workshop não é sobre estatística. É sobre uma prática alargada de storytelling, uma prática que cada vez mais depende da aplicação criativa da tecnologia.

O workshop é introdutório e não requer experiência prévia com o software R.


Sobre Mark Hansen

Mark Hansen juntou-se à Columbia Journalism School em Julho de 2012, após uma década entre a costa Este e Oeste dos Estados Unidos. Em Los Angeles, trabalhou no Departamento de Estatística, no Departmento de Design Media Arts e no Departamento of Engenharia Electrotécnica na UCLA (University of California, Los Angeles) – formando literalmente uma triangulação entre data, arte e tecnologia – e foi Co-Principle no Center for Embedded Networked Sensing, um Centro da NSF Science and Technology dedicado ao estudo de redes de sensores.

Em New York, Hansen foi um visiting researcher de longa data no Laboratório de Research & Development do Jornal New York Times e consultor para a HBO Sports. Para além disto, Hansen tem também uma prática artística envolvendo a apresentação de data para o público. O seu trabalho com Ben Rubin no EAR Studio foi exibido no Museum of Modern Art em New York, no Whitney Museum, no Centro de Arte Reina Sofia, no London Science Museum, na Cartier Foundation in Paris, e no lobby do edifício do New York Times (em permanência) em Manhattan.


Datas
27 - 28 Novembro: 10.00 – 17.00

Local
O workshop terá lugar na Sala Delta do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), Edifício Quelhas,  Rua do Quelhas, 6 (Santos).

Preço
O workshop tem um custo de 500E - este valor inclui almoço e coffee break durante o dia.
Descontos para grupos.
Este valor está isento de IVA.

Mais informação e inscrições


Apoios:

 publico.pt ISEG
                                                          Lisbon

Casa
                                                          Balthazar

PS: Se pretende não receber mais emails sobre as actividades do CADA por favor envie um email para unsubscribe@cada1.net. Obrigado.
--
CADA
www.cada1.net
R. Luz Soriano, 67, Sala 38,
1200-246 Lisbon, Portugal
tel: (+351) 21 343 0777
tm: (+351) 93 447 3003



Este email está livre de vírus e malware porque a proteção avast! Antivirus está ativa.


_______________________________________________
nettime-ann mailing list
nettime-ann@nettime.org
http://www.nettime.org/cgi-bin/mailman/listinfo/nettime-ann